Páginas

11 março 2015

Chá com leite (ou leite com chá)


Que os ingleses adotaram o consumo do chá centenas de anos atrás e influenciaram boa parte do mundo com isso vocês já sabem. Novidade mesmo é que adotei o hábito de tomar chá e agora estou mais viciada no cuppa do que vocês no seu café. O fato de eu estar abismada é que eu achava que não traria esse costume pro Brasil por razões de: calor pra cacete. Mas não, tô aí firmona nos meus 4 cuppas diários, sendo: um quando acordo, dois durante a tarde e outro quando chego em casa.
  

Mas Marla, que trem mais sem noção você tomando 4 xícaras de chá por dia num calor de 30 graus nessa Goiânia! Peraí, vamo arrumar essa frase. São quatro xícaras de chá Earl Grey com leite e sem açúcar. Pois é, taí outra coisa que mudou no meu paladar quando fui pra Inglaterra: lá nenhum doce é muito doce e nenhum salgado é muito salgado. Pra brasileiros, tudo parece meio sonso, mas eu me acostumei e acho ótimo pois cortei açúcar e adoçante pra essas bobagens de chá, suco e derivados, ao mesmo tempo em que reduzi o sal da comida e não morrerei de hipertensão (meu médico manda beijos). 
 
Minha caixa de chá e parte da minha coleção de carrosséis

Na minha primeira visita à Inglaterra, em 2013, eu nem dei bola pro tal do chá porque lá era primavera e eu achei que tava quente demais pra isso. Daí que um pouco antes de ir embora dei uma passada no castelo de Windsor (para ver o post sobre o danado basta clicar aqui) e comprei umas latinhas fofas, entre elas esta azul lindona (para ver o post sobre minha coleção de latinhas e bibelôs, clique aqui):
 
Uma foto publicada por Marla Rodrigues (@rodriguesmarla) em

E o que é que tinha nessa lata? Chá da rainha. Mentira. É chá preto mas eu chamo de chá da rainha porque acho que orna com a lata rs. Esta tal lata ficou lá enfeitando minha cozinha uns bons 6 meses sem que eu sequer olhasse pro seu conteúdo. Até que um dia eu resolvi que ia tentar fazer scones e nada mais óbvio do que fazer um chá inglês pra acompanhar. Resumidamente, uma maneira de tentar embalar meu coração que sofria de saudades da terra da rainha (cês ainda não se acostumaram que eu chamo o Reino Unido assim?!).
 
Uma foto publicada por Marla Rodrigues (@rodriguesmarla) em

O tal chá é um negócio levado tão a sério lá na Inglaterra, que eu não queria correr o risco de fazer errado e aventurei-me na internet pra ver de qual que era a preparação do dito cujo. Pois bem, depois de muito pesquisar, entendi que é assim:

1. Ferva a água
2. Coloque um saquinho de chá preto (atenção: chá preto NÃO é chá mate) pra cada xícara e um extra pro bule
3. Deixe em infusão de 2 a 4 minutos
4. Coloque um dedo de leite frio na xícara e complete com o chá do bule

Meu kit de fazer chá com a cara da riqueza

Pronto. Delícia. Ganhei até um bule da amiga (brigada, Tati!) pra praticar o ritual do chá com sucesso e me mantive assim até a minha última visita à rainha, em setembro/2014. É que a casa que eu aluguei não tinha esses paranauê de bule etc, eles usavam a chaleira elétrica pra esquentar a água, deixavam o saquinho em infusão, tiravam com a colher (porque chá inglês não tem essas frescuras de cordinha) e completavam a caneca (nada de xícara!) com leite frio e era isso aí. E eu só pensava meu deeeeeuss, que sacrilégio com o ritual do chá. Durou uns 3 dias issaê. Agora eu tenho minha própria chaleira elétrica aqui em Goiânia e é assim mesmo que eu preparo o chá.

Uma foto publicada por Marla Rodrigues (@rodriguesmarla) em

Nossa, mas não era o leite antes do chá? Agora é o chá antes do leite? Olha, se quiser puxar assunto com inglês é só perguntar qual a maneira certa de fazer isso. Inclusive, é quase tão eficiente quanto discutir como está o tempo hoje. Resumindo: não tem certo não. Experimenta os dois, vê o que te apetece mais e pronto, é isso aí, bola pra frente.

Mas então, todo esse blablablá é pra tentar entender por que fiquei tão apaixonada no chá. Eu amo o gosto do chá, mas eu já percebi que o ato de tomar chá tem a ver com um conforto mental. Ai, Marla, que sem noção dizer que um negócio com cafeína te traz conforto mental. Olha, psicólogos explicarão, eu só relatarei.

Uma foto publicada por Marla Rodrigues (@rodriguesmarla) em

O primeiro chá do dia é colocado do lado do meu puf na sacada do apê, enquanto faço minha leitura matinal. Que jeito de começar o dia, amigos. Os outros dois são no trabalho, momento em que eu dou um tempo das pressões e irritações. Aqueles 15-20 minutos são deliciosos, chego a me transportar dali, sei nem explicar. Inclusive foi enquanto eu tomava meu chá no trabalho que tive a ideia do post. E o chá final (às vezes substituído pela cider que consegui comprar online - woohoo!!) tem gosto de missão cumprida: venci o dia.
 
Uma foto publicada por Marla Rodrigues (@rodriguesmarla) em


O que é que tem no seu cuppa?

Lá na Inglaterra se você pedir um chá, eles vão te servir um kit com: bule com Breakfast Tea, uma xícara e uma mini leiteira com leite frio. Porque chá no UK, meus senhores, é chá preto, ponto final. De acordo com dados do ~Google~, o Earl Grey é um chá preto misturado com outras especiarias e tem um sabor mais suave. O Breakfast Tea é chá preto puro e é mais forte que o primeiro citado. Por fim vem o Irish Breakfast (que eu nunca nem vi pra vender em Goiânia), feito com folhas de Assam, uma plantinha da Índia que deixa o sabor do chá bem forte.

Eu não tenho muita frescura com marca, mas me acostumei com o Earl Grey e tomo o da Twinings, mas se não tiver no mercado eu não me abalo e compro outro chá preto qualquer. Outro que agora não fico sem é o chai orgânico vendido no Borough Market. Depois que achamos a mulher no Facebook e ela disse que despacha pro Brasil, fechou o esquema da felicidade. É um bom sem tanto! Acho melhor até que o chá preto tradicional (que os ingleses não me ouçam, amém!).

No cantinho da direita o pacote do chai maravilha do Borough Market

Dica de ouro: se você estiver indo pra Londres e curtiu toda a parada do chá, sugiro uma passadinha na loja da Twinings, que fica no número 216, Strand, entre as estações de Holborn e Temple. Ela é pequenininha, está sempre cheia, mas não se abale, a experiência vale a pena. Lá você pode experimentar todos os chás da casa (pois é!), além de uns cafés especiais, e foi assim que eu saí com minha caixinha de chá sabor salted caramel green tea. yummy! Inclusive, você pode comprar uma caixa e encher com todos os sabores do universo, o que é maravilhoso!

E você? Toma um chazinho vez ou outra? O que é que tem na sua xícara?

4 comentários:

  1. Neleza guria? Se eu te contar que tenho um rascunho chamado "Guri tomando chá" tu acredita? hahahaha
    Sou do mesmo ritual do chá, guria. Já era acostumado com o chimarrão (inverno e verão) e aqui o chá me dominou - até porque encontrar café bom não é fácil. Tomo umas quatro, às vezes cinco e às vezes seis por dia. O classicão mesmo, black (Yorkshire ou PG) + milk. E não fico sem. Ah mas não rola.
    Falando nisso, com licença.
    ahahhahaah Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa!!!

    Claro que acredito! E eu tenho um outro rascunho ensinando a fazer scones. Tamo sintonizado? rs Posta aí o do chá que eu colo no meu! Aqui no meu blog a propaganda pros amigos é free. <3
    Olha, foi tanta falação de chá que eu acho melhor ir ali buscar o meu da tarde, só pra garantir. hahaha

    Beijão! (que saudade!)

    ResponderExcluir
  3. Marla, indo para Londres mês que vem. Voce escreve muito bem, moça! Parabéns! Queria saber mais dicas sobre como encontrar esse chá orgânico no Borough. #amochás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donna, querida, estou apenas morrendo de inveja! É sua primeira vez na cidade? Por favor, volta aqui pra me contar depois o que achou? Eba! Obrigada pelos elogios, que bom saber que alguém gosta das minhas insanidades letradas. :)

      O chai é vendido por uma lojinha chamada Organic Life Teas e fica dentro do Borough Market, na parte do Green Market (é quase outdoors), vc vai entender quando olhar esse mapinha aqui: http://boroughmarket.org.uk/ceylon-1-2
      Eles têm site, apesar de estar em construção: http://www.organiclifeteas.com/
      E página no Facebook: https://facebook.com/organiclifeteas
      E o e-mail pra eles mandarem via correios é esse: info@organiclifeteas.com

      Ufa! Acho que foi tudo! Olha, as mocinhas que atendem lá são um xuxu, conta pra elas que a brasileira louca dos chai fez post no blog e tudo mais por causa dessa delícia, tenho certeza que elas vão amar. E jura que depois volta pra me contar como foi sua viagem? Vou ficar esperando!

      Um beijo!

      Excluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...