Páginas

27 janeiro 2017

Lyme Regis, praia queridinha de Jane Austen no Reino Unido

Bem-vindo à Lyme Regis

Estava eu toda faceira passando as férias nos arredores de Exeter (Devon-UK) quando meus sogros me convidaram pra conhecer Lyme Regis, uma região costeira de Dorset famosa pelos achados arqueológicos. Como sou da turma do "por que não?", logo me encapuzei numa incrível e ensolarada tarde de inverno e me mandei. Mal sabia eu que já conhecia o lugar.


Conheceeeeeeeer, conhecer, eu não conhecia. Mas reconheci. Rá! É que Lyme Regis faz parte da história de Persuasion, o último dos seis livros escritos pela autora. A BBC fez em 2007 uma adaptação do livro e uma parte importante se passa justamente na muralha do porto (a.k.a. The Cobb). Enquanto andava pela muralha, toda pimpona, me rolou um déjà vu

The Cobb

Como meu namorado, que Deus o perdoe, não entende nada de Jane Austen, ele não soube me dizer se eu tava surtando, se tinha razão, Persuasion who?. A pessoa morou a vida toda a 40km de Lyme Regis e não sabe da importância do lugar pros fãs de Jane Austen. Affff


Lojinha fofucha!

Enfim, bastou descer da muralha e andar pelas ruas fofinhas da cidade pra logo dar de cara com uns mimos e lembrancinhas pros fãs de Miss Austen. Juntei lé com cré, dei um google "Lyme Regis + Jane Austen" e voilà! Eis minha resposta. Além de parte do livro se passar nesse lugar, Jane Austen herself visitou a cidade pelo menos duas vezes, uma em 1803 e outra em 1804. O Google me contou também que Lyme Regis é praticamente um lugar de peregrinação, assim como Bath, que recebe o Jane Austen Festival todo ano (eu fui em 2014!). Eu já fui, inclusive, porque todo fã que se preza precisa ir a Bath pelo menos uma vez na vida. Quem não é fã também, porque Bath é maravilhosa.

Cena clássica de Persuasion foi filmada bem aí nessa muralha

Ah, os ingleses têm senso de humor!

Foi no The Cobb Arms (Marine Parade, Lyme Regis DT7 3JF) que eu comi meu primeiro fish and chips do ladinho do mar, que é o que os ingleses dizem ser o melhor, afinal, tá tudo bem fresquinho. Como entusiasta de uma boa cider, experimentei e elegi como minha bebida favorita a Old Mout Cider de kiwi e limão. Eita, que trem bão!

The Cobb Arms

Old Mout Cider: highly recommended

Se você andar pela costa, vai perceber que parte da praia é de areia e outra parte de pedrinhas (as famosas pebbles que arrebentam os pezinhos). Como fica no Canal da Mancha, não espere ondas, o mar é super calmo. Eu, toda encasacada, fiquei revoltada de ver umas criancinhas de shorts e camiseta brincando na água em pleno dezembro. A última vez que vi isso foi na praia de Holkham (uma das top 10 da Inglaterra!), mas né? Era maio, não dezembro.

Molecada se divertindo. Esse aí tava de calça, mas o resto...

De um lado areia, do outro... Pebbles!!

Bem de frente à praia tem uma parte mais alta onde fica Langmoor and Lister Gardens, um jardim que oferece uma vista incrível da costa. A gente ainda andou até uma galeria de um artista local, M. L. Gibbs, onde eu comprei um quadrinho com uma cena típica de Lyme Regis que agora enfeita a minha sala. Foram apenas 10 rainhas, então além de ser um trabalho incrível, tem um preço super acessível. Recomendo. A galeria fica em 1 Coombe Street, Lyme Regis, Dorset DT7 3PY.

vista do Langmoor and Lister Gardens: ruim não tava

Eita, que essa luz tava linda demais!

Lyme Regis fica a 250km de Londres e eu aconselho demais a visita pra quem estiver na região (Bath / Bournemouth / Exeter). Leva, em média, 3h30 pra chegar vindo de Londres, seja de carro ou transporte público (os trens saem da estação de Waterloo). Quem quiser chegar de avião (eita, precisa?!), há aeroportos em Exeter, Bournemouth e Bristol. Pra saber as linhas certinhas, é só visitar o site de turismo de Lyme Regis.

2 comentários:

  1. Me leva, migs? AMEI! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levo demais, Nah! Vem me visitar esse ano que fica a menos de 2 horinhas de distância de Newquay! :)

      Excluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...