Páginas

13 dezembro 2013

Hampton Court, a casinha da Dinastia Tudor

Estação de Hampton Court, na zona 6 de Londres

Senta que lá vem história. Não, melhor: História. É que quando se trata da dinastia Tudor, é bom a gente usar um H maiúsculo pra garantir a importância desse povo na Inglaterra. As (muitas) fotos que ilustram esse post mostram um pouco de como é Hampton Court, o lugar onde viveu Henrique VIII e suas seis (!!) esposas.

Afinal, por que a dinastia Tudor é tão importante? Simplesmente porque Henrique VIII foi o cara que cortou relações com a Igreja Católica e com o Papa himself só pra poder desquitar da Catarina de Aragão e casar com Ana Bolena - aquela. Eu costumo dizer que quem mudou a história, de fato, foi Ana Bolena, porque né? Não fosse o mel dessa mulher, Henricão teria ficado lá casadinho com a Cata, que ele adorava.

"Welcome to Hampton Court", diz a plaquinha
Desquite feito, casamento arranjado, Henry se tornou o chefe do Estado AND da Igreja Anglicana - o que permanece ATÉ HOJE (já te convenci da importância?). E isso, meus senhores, lá em 1533. Avalie as bolas deste senhor. Tudo bem que foram essas mesmas bolas que cortaram a cabeça de duas de suas rainhas, mas who cares? V1d4 L0k4

Do casamento dele com Ana Bolena nasceu Elizabeth I - aquela. Isso, a muié mais bolada que a Inglaterra já viu. A mulher responsável pela era de ouro do reino. Gente, sério. É muita, muita História, resumida mal e porcamente neste link, se sua curiosidade for plena. Sobre Hampton CourtHenrique VIII, Ana Bolena e Elizabeth I, o Wikipedia fala bem. Sugiro ainda: a série The Tudors.

Pronto, passada a sessão 'Marla também é cultura', vamos ao passeio em si. Primeiramente: ônfica esse palácio? Facim, facim, na zona 6 de Londres, numa região conhecida como Richmond upon Thames, no sudoeste da cidade. E pra chegar? Sussa: pega o trem em Waterloo Station e você chega na estação Hampton Court em mais ou menos 40 minutos. A estação fica a 5 minutos do palácio. Pra ver os horários e preços, é só abrir o site da Southwesttrains. Se você estiver com um Oyster Card, basta passar na maquininha na entrada da Waterloo e na saída em Hampton Court (não pode esquecer!). Eu comprei um passe ida+volta no mesmo dia, que me custou £11 (meio que sai elas por elas no valor). Pra conferir o horário de abertura e fechamento do palácio e dos jardins, além dos precinhos, aconselho checar o site do Historical Royal Palaces.

Entrada principal de Hampton Court

Primeira dica, a mais importante: chegue cedo. Preciso nem dizer o tamanho desse lugar e o quanto ele é maravilhoso e você vai se encantar e vai querer tirar foto de tudo e quando se der conta já vai estar anoitecendo e eles estarão te expulsando. Chegar cedo, check!

Corredorzinho comprido até o acesso ao palácio. Se você der sorte, vai pegar um céu lindo desses

Eu quis fazer o passeio dentro do castelo antes de ir pros jardins porque sabia que estes eram praticamente a atração principal do lugar. Pouca coisa original se mantém no castelo por razões óbvias de 500 anos terem se passado. Mas ainda assim me lembro da cozinha Tudor, dos aposentos reais (amo falar aposentos reais) e do salão de baile. Tudo grandioso e maravilhoso, mas que fica uma porcaria nas fotos porque não tem luz suficiente. Vai por mim, vale a pena.

Não são lindinhos esse tijolinhos?

Uma vez feito passeio histórico (favor usar o audio guide pra não deixar passar nenhum detalhe importante), bora lá pra fora ser feliz e aproveitar esse céu lindo. Sério. Olha que azul mais lindo.

Todo castelo na Inglaterra tem um labirinto. É a brincadeira favorita deles. Eu fui e mandei bem

A prova de que cheguei ao centro do labirinto. Só não consigo provar que foi de primeira, mas foi

Entrada lateral  do jardim, mas não menos glamurosa

Túnel verde

Verde, muito verde, super verde

Verde e fofinho. Fiquei sentada aí um tempão

As flores parecem ter sido pintadas à mão

E tem flor de toda cor que você imaginar

Pura perfeição

Os fundos do palácio com parte do jardim

Divando no jardim

Dançando nos fundos do palácio, com flores enfeitando meu caminho. Como não se inspirar?

Outra parte do jardim 

Visto por outro ângulo (de costas para o palácio)

Nesse jardim ninguém entra. E nem precisa, né? Lindão demais

Ingleses têm uma cultura muito forte de jardinagem. Todo ano tem diversos prêmios para os melhores

Outro jardim onde não se pode entrar

Os cavalos ingleses maravilhosos e gigantescos que te levam num passeio pelos jardins

Então, gente? Deu vontade de ir? Eu amei esse passeio. Tá no meu top 3 da viagem pra Inglaterra. E você? Já foi? Conta pra mim o que achou!

4 comentários:

  1. Eu quero ir :(
    Quando fui a Londres ainda não amava a Jane Austen e nem era obcecada pelos Tudor. Vou ter que voltar lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu tive sorte de ter uma amiga linda que me viciou em Tudors AND Jane Austen, muito, mas muito antes de eu imaginar que passaria essa temporada na Inglaterra. Certeza que se não fosse por você, eu teria estudado inglês nos EUA. Olha só que erro seria! ;)

      Excluir
  2. Acredita que não fui lá? Um dos remorsos dessa vida. Mas vai ter oportunidade ainda!
    Ótimo post, Marleras!
    Foto favorita: divando no Jardim! Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Renas, tem UM MONTE de lugares que eu não consegui ir na Inglaterra. Tem muita coisa boa, né? Mas vamos manter a serenidade que logo, logo a gente risca mais algumas da lista. Gostou da diva? hahahahaha Todos ama o botão do timer da máquina, amém. :)

      Excluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...