Páginas

26 abril 2014

Minha 1ª (2ª e 3ª) experiência(s) com o Couchsurfing


Eu tenho perfil no Couchsurfing há mais ou menos um ano. Por todo este tempo o máximo que consegui foram alguns pedidos de gente estranha pra ficar aqui em casa e sequer pensava em usar o site pra ficar em algum lugar no Brasil. Ah, a inocência...

Desta vez resolvi ser mais confiante e me aventurei pedindo pouso em Gramado/Canela na páscoa. Não consegui pouso e acabei alugando um quarto pelo Airbnb, site que eu já tinha usado em Paris e super aconselho. Além de oferecer as mais diversas casas do universo (tipo tenda, barco, barraca!, etc) o preço pode sair bem mais em conta para os viajantes desendinheirados como eu. Vale a pena. Mas voltemos ao Couchsurfing.

Barbara me acompanhou ao Parque do Caracol e ao Le Jardin
A Barbara ficaria em Canela na páscoa e achou ótimo ter companhia pra bater perna por aí. Eu achei ótimo ter companhia porque a dona da casa onde eu estava ficando trabalha em fábrica de chocolate, o que significa que esse é simplesmente o pior feriado do mundo pra ela. Primeira coisa massa: a Barbara achou um restaurante massa pra gente comer fondue sem pagar preço de turista. Pois é. R$ 37 no rodízio de fondue porque ela mora na cidade. Toma na cara, turistaiada!

Ela ainda me apresentou o Empório Canela, simplesmente o melhor restaurante / café / livraria / brechó da cidade; me acompanhou ao Parque do Caracol, se aventurou comigo pedindo carona pra voltar à cidade; me levou ao Parque de Lavandas e fez meus dias mais felizes pelos 4 dias em que estive na região.

Ela hospedaria pelo Couchsurfing uma finlandesa que está no Brasil conhecendo a América do Sul. Eve e eu ficamos conversando por cerca de uma hora antes de eu pegar o ônibus para Porto Alegre. Trocamos número e ficamos de tomar um café em POA quando ela voltasse. Infelizmente ela pegaria um ônibus assim que chegasse a POA então o café miou, mas depois de me convidar para seguir viagem com ela acabou sugerindo que eu conhecesse Torres, praia que eu jamais teria pensado em colocar no meu roteiro. 

Marlene (no alto) me hospedou
Torres foi a última cidade em que Eve esteve antes de ir a Canela e estava encantadíssima com o lugar. Ligou para a coucher que tinha lhe hospedado e pediu que me recebesse por um dia. E assim acabei incluindo a cidade no roteiro, às 22h30 do domingo, para sair às 7h30 da segunda, o feriado de Tiradentes.

Marlene, minha host em Torres, foi fantástica e a primeira pessoa que abriu as portas de sua casa para que eu pudesse me hospedar. Só posso dizer o quão fantástica foi esta experiência. Mesmo com a casa cheia, ela me encheu de mimos e atenção, conversamos horas a fio e comi a divina comida que ela nos preparou. 

Conheci pessoas fantásticas nessa viagem, mas vou me ater à experiência do Couchsurfing pra não me alongar demais na conversa. Eu, que perdi a fé nas pessoas tantas vezes na vida, voltei a ter a esperança de gostar de gente novamente. A vontade que estou de me aventurar mais é visível, minha mente se abriu para outras coisas e continuo sedenta por mais viagens que eu possa fazer sozinha. Sempre acho que viajar sozinha te proporciona mais possibilidades de conhecer gente nova. Viajar sozinho é fantástico. Viajar é fantástico. Viajem mais - sozinhos ou acompanhados. Apenas viajem. :D

2 comentários:

  1. Marla, estou amando a sua forma de escrever! Descobri seu blog porque estava justamente pesquisando diários de viagem para Gramado/Canela. Irei para lá em setembro com meu namorado e já anotei diversas dicas suas!!! Inclusive, quero pagar R$ 37,00 no rodizio de foundue! kkkkk Queria ter essa coragem de sair viajando sozinha!!! Admiro! Um beijo! Stephane.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Stephane!!
    Que legal que vc está gostando! Fico muito feliz! Se eu puder ajudar em alguma coisa com o seu roteiro, ficarei feliz! Inclusive, se vc estiver em dúvida com alguma coisa que não esteja nos posts, fique a vontade pra perguntar por aqui! E a dica do rodízio tá no diário de bordo Parte 4 (de Bento Gonçalves). rs
    Depois volta pra me contar como foi a viagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...