Páginas

17 fevereiro 2014

Londres x Paris


Recentemente, Londres desbancou Paris como cidade mais visitada do mundo e estou desde então pensando em escrever algo a respeito. Mas antes mesmo de pensar no texto já me deu um aperto no coração de pensar nos comentários que podem aparecer (como se alguém realmente lesse esse blog). Então já que eu já tô escolada quanto a discordar das coisas que todos amam (leia-se: Festa da Fantasia), vou deixar claro já no primeiro parágrafo que o que se segue diz respeito apenas à minha opinião enquanto observadora nas cidades de Londres e Paris.

Obviamente vocês já sabem que Londres é minha favorita em 100% dos quesitos, mas não custava nada vir aqui escrever, já que eu estava à toa e lembrei que o blog é meu, eu falo o que quiser etc. :) Mas gennnnnte, tá liberado gostar mais de Paris, acho ótimo inclusive que você vá pra lá e fique pra sempre. ryzos ryzos Eu juro que sou legal, não me levem a sério.

Pois bem, vamos lá:

Super true!

EDUCAÇÃO. Eu não sei que tipo de formação ou treinamento os ingleses recebem, mas é fato que eles são as pessoas mais educadas que eu já conheci. O povo é educado pra tudo e eles levam tudo isso de ser polido muito a sério. Eles são tão educados que eu achei até que o atendente do restaurante tava afim de mim. E quando cheguei a Londres tinha a certeza de que era o universo conspirando a meu favor. Eu não cheguei a ser maltratada em Paris, ao contrário de muitos dos meus amigos que já visitaram a cidade. Mas daí dizer que parisiense é educado... nossa tem um gap aí duns 200 anos, no mínimo.

LIMPEZA. Acho que está diretamente ligada ao fator Educação. As ruas e calçadas de Londres são incrivelmente limpas e nunca vi um cocô de cachorro no chão. O mesmo não posso dizer sobre Paris. As ruas fedem a esgoto, estão sempre enlameadas e tem tanto cocô no chão que se alguém me visse andando de longe acharia que eu tava pulando Amarelinha. Dentre as top10 reclamações dos londrinos, há o fato de não haver cestos de lixo suficientes nas ruas, o que não os impede de carregar o lixo até encontrá-los. A mim parece óbvio que se eles reclamam, é porque eles estão procurando uma lata de lixo. Paris tem porqueira pra todo lado: papel, resto de comida... já disse cocô de cachorro????

Oxford Circus, em Londres

TRÂNSITO. Poucas vezes andei nos ônibus de Londres, então não posso falar com precisão sobre a questão de engarrafamentos, embora eles reclamem disso o tempo todo (e eu não tenha visto nenhum). Mas posso dizer que eles levam muito a sério a questão da preferência no fluxo. E em Londres, a preferência é do pedestre. Se você se aproxima de uma faixa de pedestres, todos os carros param. Você não tem que acenar, não tem que esperar. Você se aproxima de uma, os carros param. Lembro de estar assim meio distraída perto de uma faixa de pedestres (não era nem NA faixa) e os carros pararam pra eu supostamente atravessar a rua. E até onde me lembro, isso aconteceu duas vezes. Em Paris eu tinha pavor de atravessar a rua onde não havia semáforo. Faixa de pedestres my ass. Ninguém para se não tiver um semáforo vermelho dizendo que eles precisam parar. Certamente não porque pedestres precisam passar e sim porque eles têm medo de bater e estragar seu precioso carro.

CCTV em Londres

SEGURANÇA. Eu andava em Londres sozinha em qualquer lugar a qualquer hora e nunca me senti ameaçada ou com medo. Já fui pra balada sozinha; já voltei tarde da madrugada em bairros ermos; atravessei o centro de madrugada à pé; viajei pro interior e andava em qualquer lugar sem medo. A City of London, por exemplo, é completamente vigiada pela CCTV, o circuito de câmeras de segurança da Polícia Metropolitana. A criminalidade em Londres se resume, praticamente, a batedores de carteira. Em Paris eu tinha medo de andar de dia, imagina se eu me aventuraria à noite sozinha? Na Sacré Coeur foi o pior lugar, com aquele tanto de gente andando em bando tentando colocar uma pulseirinha no meu braço. Eu gritava "back off" tão alto, que eles não tiveram outra alternativa a não ser me deixar em paz. Mas foi tenso mesmo assim. Inclusive o tal golpe da pulseirinha é tão espalhado pela internet que eu não consigo entender como a polícia ainda não coibiu isso. Ou: por que não tem policiamento reforçado nos pontos turísticos da cidade?

A maçaneta do metrô parisiense (Eca!!)

METRÔ. Londrino adora reclamar do metrô. Eu até hoje não entendo o porquê. Eu acho o metrô londrino fantástico. Tem atrasos e interrupções esporádicos, mas eles te mostram como contorná-los. Recentemente houve greve e o sistema de transporte de Londres (TFL) me mandou email com o horário e dia da greve com 3 dias de antecedência, as linhas que funcionariam e quais as opções para as estações fechadas. Metrô está sempre limpo, tem zero pichações e todo mundo cede a cadeira pra todo mundo. Falar em tube, aqui os links pra um documentário supimpa sobre o metrô londrino ou ainda aqui e aqui para outras observações que fiz sobre o tube. Em Paris o metrô fede a xixi (inclusive vi um cara fazendo xixi num cantinho da estação) e a cecê (vulgo subaqueira), as portas do trem são MANUAIS (que ano é hoje, Paris?) e as pessoas discutem acaloradamente por causa dos assentos. Eu surfava no trem porque tinha nojo de encostar nas coisas e corria pra alguma porta já aberta pra poder subir/descer porque nem fodendo que eu ia pegar naquela maçaneta porca. Eca.

MUSEUS. O Wikipedia me disse que existem 240 museus em Londres contra 151 de Paris. Sendo que os mais importantes de Londres são gratuitos. Lembro que quando fui a Amsterdam, todas as explicações estavam também em inglês. Em Paris há museus em que a inscrição está apenas em francês. Se você fala ou não francês é problema seu.

DIAS CHUVOSOS. Em Paris chove mais por mais dias no ano. A precipitação é de 649.6mm no ano em 111.5 dias de chuva. Em Londres a precipitação é de 591.8mm no ano em 110.4 dias de chuva. Rá!

Champion (Bicicletas de Belleville) é um típico homem francês

Vincent Cassel também é um francês típico
STYLE. Os homens ingleses podem não ser um espetáculo de beleza, mas os que moram em Londres (independentemente da nacionalidade) estão de parabéns. Eles são fashion, cheirosos e, na maioria das vezes, estão de terno (Oh, God!). As mulheres usam maquiagem pesada, fazem penteados diferentosos e usam seus microvestidos no super frio (como elas dão conta???) e ninguém dá a menor bola. Moicano verde e 27 piercings no rosto? Who cares? Em Paris os homens são a cara do personagem principal do Bicicletas de Belleville. Olheiras, nariz adunco, corpo magro e cabelo ensebado. Essa é a imagem que eu tenho do francês padrão. Eu já disse que eles fedem e não lavam o cabelo? Roupas: os franceses fashion definitivamente não usam o metrô. E o dia que resolvi usar shorts em Paris foi o fim do mundo, parecia que eu tava com uma melancia na cabeça. Apenas morri de preguiça ideológica.

English breakfast: só para os fortes

COMIDA. Taí um item que MUITA gente vai discordar de mim. E eu devo estar errada mesmo, mas juro que comer fora em Paris foi um sacrifício inimaginável, nível já voltei chorando pra casa depois de não conseguir comer uma coisa horrível que me serviram mesmo estando desesperada de fome. Passei 15 dias na base do pesto vermelho + brie. Povo gosta de dizer que a comida inglesa é terrível. Não serei eu a dizer que é maravilhosa. Peixe empanado com batata frita, o incrivelmente calórico English breakfast, pudim salgado com molho... Realmente nada disso me fez cair de amores pela comida inglesa. Mas olha, se Paris tem a melhor comida francesa do mundo (nunca vi, nem comi, eu só ouço falar), Londres tem as melhores comidas de todos os lugares do mundo. E é barato. Quer thai? Tem. Quer chinês? Tem. Quer japa? Tem. Quer italiana? Tem. Quer árabe? Tem. E por aí vai. Inclusive, a melhor feijoada quecomi na vida custou 7 libras e dava pra duas pessoas, lá em Camden Town (Alô, pessoal do Made in Brazil, me manda um vale feijoada pelo post! Bêj!).

Se eu pudesse resumir tudo isso numa coisa só, eu diria que Paris tem todo esse "charme" do vintage e eu preciso morder minha língua pra dizer que gostei muito da região da Torre Eiffel. Mas acho que Londres também tem todo esse charme do vintage, porém com todas as vantagens do moderno. Acho que é isso que faz a diferença. Sem contar que quando você tem a sorte de ver sair o sol em Londres, não tem pra ninguém. Espelho, espelho meu, Londres é a mais linda de todas.

E você? Concorda? Discorda? Me odeia mais depois disso? Faz mal não, conta aí nos comentários!

4 comentários:

  1. Será que eu preciso comentar? HAHAHAH
    Concordo com cada vírgula desse post! E sempre digo: vai conhecer as duas cidades: primeiro Paris e depois Londres pra decepção não ser tão grande. O gap de qualidade das duas é realmente enorme e ponto.
    Nada bate a elegância britânica (ser notado sem chamar atenção). Nada. Nem mesmo um monte de ferro na beira de um rio.
    Um dia duas gurias se esbarraram na minha poltrona num café e nem bolas... Um minuto depois tavam lá, falando francês. Só pensei comigo: nenhuma surpresa...!
    Tá, deu de escrever!
    Bjão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, Rafa, pois os defensores de Paris lá no meu facebook tão em polvorosa e ofendidíssimos. hihihihi Se eu jogar lá "um monte de ferro na beira de um rio", é capaz do povo me jogar uma bomba. :)
      E já vi muita gente falando como vc: se vai conhecer várias cidades da Europa, é melhor deixar Londres por último, pois nenhuma outra é tão moderna e eficiente. Um casal que conheci na fila do museu do Sherlock Holmes tinha acabado de chegar de Paris e tava dizendo a mesma coisa também. Achei que fosse unanimidade, mas baseada em tudo o que ouvi, já vi que não é não. Como pode, né? rsrsrs

      Excluir
    2. hehehe
      nannana gente louca
      Experimentem vir pra Londres sem falar inglês e ir pra Paris sem falar francês pra ver... Não gosto de comparar qualidades assim, mas é mesmo muito explícito, pior.... hyehehehe
      Bj.

      Excluir
    3. Nusssss! É mesmo! Esqueci de comentar isso! Verdade verdadeira!

      Excluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...