Páginas

27 abril 2015

O causo da cidade que anda pra trás


Tô na vibe de caminhar por aí nas pistas de Goiânia pra mexer um pouco o corpo. Tentando criar gosto pela coisa, sabe como é. Daí descobri que não pode caminhar a qualquer hora. Tem que ser de manhã ou à noite. Mas não qualquer hora da noite, tem que ser no máximo até 8 da noite ou então não vai ter ninguém mais na pista e você vai se ver sozinha num lugar ermo e escuro e vai ser perigoso. Chato, né?

Dia desses saí da yoga às 20h40 e achei que poderia ir dar um rolé no Areião, mas tinha mais ou menos umas 4 almas vagando pela pista, achei meio perigoso e fui-me embora sem o caminhar daquele dia. Comentei com uma amiga que mora em São Paulo e que não perdeu a oportunidade: se fosse aqui, tinha gente saindo pra caminhar às 11 da noite. Pois é. Pois é. Mas aqui em Goiânia tem hora pra caminhar, é claro. E, pelo que vi, tem sentido obrigatório também. Explico.

Perto da minha casa tem uma dessas praças que virou pista de caminhada / campo de futebol / parquinho pra criançada / lugar de levar o cachorro pra passear. Um belo dia fui lá e, enquanto caminhava, reparei que todo mundo seguia num único sentido, eu era a única a ver as pessoas de frente. Achei que fosse uma coincidência e segui meu caminho. Mas obviamente não demorou muito até que alguém viesse me bater a real.

O velhinho nem caminhando estava. Com suas havaianas no pé, não fez cerimônia pra interromper minha passada e dizer "Filha, quando vier caminhar aqui você deve seguir pelo sentido anti-horário, o contrário do que você está fazendo agora." Ora essa, como assim? "Por quê?", perguntei sem pressa. Ao que ele respondeu:

- Porque aqui a gente faz assim.

Mandei um "então tá", resmunguei um "mas eu não sou provinciana" e segui meu caminho no sentido horário mesmo pois: não sou obrigada. Goiânia, essa cidade que tem hora pra caminhar e sentido obrigatório - o de andar pra trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...