Páginas

25 abril 2017

Eu li: A amiga genial

Detalhe da capa de 'A amiga genial', de Elena Ferrante

O primeiro livro da quadrilogia da escritora italiana Elena Ferrante, A amiga genial, me deixou com muita preguiça. Desde o primeiro capítulo do livro eu me senti engambelada, eu percebi ali mesmo no começo que o objetivo da autora era escrever uma série pra vender vários livros. E isso me deixou bem irritada.

Eu entendo que existem essas narrativas lentas, cheias de pequenos detalhes, com o objetivo de fazer uma construção psicológica das personagens. Entendo também que há quem goste dessas narrativas. Mas, honestamente, elas não são pra mim. Eu gosto de ação. Gosto de ficar desesperada pra saber o que vai acontecer em seguida e esse livro passou bem longe de me causar tal efeito.

Fiquei ligeiramente curiosa com o que pode ser o desfecho do último livro, pois a história começa com o desaparecimento proposital de uma das personagens principais (são duas amigas). Lila Cerullo decide sumir e apagar todos os registros da sua vida, mas sua amiga Lenu resolve que a história é muito boa pra simplesmente desaparecer. E é assim que a narrativa começa. Prometeu (e deve cumprir lá pelo quarto livro), mas não sei se fiquei instigada o suficiente para me jogar na continuação, História do novo sobrenome.


A amiga genial é, sem dúvida, um best-seller e ainda não li nenhuma resenha negativa sobre o livro, então devo ser o ponto fora da curva. Minha vontade era pegar na mão de Lenu e dizer: "miga, deixa Lila sumir, ninguém se importa com essa história".

Tem ainda todo um mistério envolvendo a identidade da autora, que usa pseudônimo para escrever. Algumas pessoas especulam até que seja um autor. Eu chuto que além do anonimato, ela deve estar tentando se proteger de qualquer tipo de retaliação da máfia italiana. Quem é que brinca com os napolitanos, não é mesmo?

E você? O que achou do livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...