Páginas

05 setembro 2009

Dicas para "focas" da internet


Pra quem não entendeu nada, foca é o nome que se dá aos recém-formados em Jornalismo. Agora para quem, como eu, é foca do jornalismo e também da internet, a dica é ainda mais valiosa e foi roubada de um blog que eu gosto muito: Novo em Folha, do programa de treinamento da Folha de S. Paulo. 

Como bem sabem, minha vida na internet é bem recente, de maio... por aí! E desde então venho colecionando em Meus Favoritos do Opera (já aprendi que o Internet Explorer não é o melhor browser para o meu Windows) inúmeros blogs que leio frequentemente e que acho invariavelmente válidos para mim. Só que obviamente não tinha tempo hábil para visitá-los todos ou quando tinha, acabava pulando um ou outro - e claro, perdia alguma coisa importante, porque a lei de Murphy foi feita pra mim.
Como dizem os Cassetas, "acabaram-se os seus problemas"! O Google tem um esquema que lê as novidades de todos os blogs pra você, mesmo quando você não está no seu computador, com a sua lista de Favoritos! É assim: ao invés de você visitar blog por blog, conferindo as novidades, o Google Reader arquiva todas as novidades para você e assim que você lê as chamadas, o programa grava como "já lido", evitando que você veja duas vezes uma mesma coisa ou não veja nenhuma. Ah, e além de blogs ele lê notícias de qualquer jornal que disponibilize o RSS (não se desespere, o link abaixo explica tudo!). Diria minha mãe: é uma maravilha da modernidade. Sei que isso deve existir há milhões de anos, mas só agora fiz a descoberta. A quem interessar possa, segue o link para um tutorial simples, de como utilizá-lo, roubado do blog da Ana Estela:

Tutorial Google Reader

E ainda para aqueles que não encontraram utilidade no Twitter, ou ainda apanham de suas funcionalidades, mais um roubo: o tutorial dos pios! Aqui, ó:

Tutorial Twitter

Agora não tem mais desculpa: faça já a sua conta e seja um seguidor das minhas twittadas: http://twitter.com/marlarodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...