Páginas

05 maio 2014

Diário de Bordo RS - Parte 3 (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa)

Caminho para Bento Gonçalves

Quando eu disse que ia pro Sul pedi sugestões de passeio e o que mais disseram foi: faça o roteiro dos vinhedos. Olha, com tanta recomendação, eu não sou doida de não fazer. O difícil foi só encontrar a melhor agência de turismo para realizar o passeio. Juro por Deus que tem quem cobre R$ 200 pra te levar pra passear. Minha resposta: Mas é nem.

Fora que tem um esquema duma Maria Fumaça de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves que eu simplesmente não queria fazer porque já tenho muitas maria-fumaças no currículo e né? Chegou na fase BORING. Então ainda tinha isso: eu queria uma agência que te oferecesse a possibilidade de não fazer esse passeio (que custa R$ 60).

Pois bem, pesquisas na internet e tal, achei que a que oferecia o melhor custo x benefício foi a Jardineira das Hortênsias. Eu mandei email pra várias agências e esta foi a que me respondeu melhor e com mais informações. Comprei o passeio pessoalmente em Gramado, onde fica a agência deles, e fui incrivelmente bem atendida. Sim, eu especulo muito. Sim, eu sou bem chata quando tenho que desembolsar R$ 100 (e você deveria ser também - fica a dica). Paguei no cartão (glória a Deus, aleluia!).

A entrada da cidade é uma pipa (eu chamo de tonel e vc?)
Ronaldo, o guia, chegou numa van na porta da casa onde eu estava hospedada às 7h15. O cara é tão legal que até conhece Goiânia hahahahaha. Tá, isso foi piada, mas ele é bem legal mesmo. Ele ainda pegou mais 4 casais e seguimos viagem numa van com ar condicionado, cintos de segurança em ordem (sim, gente. eu olho essas coisas, ué!) e sistema de som pro guia ir explicando as coisas no caminho sem precisar berrar (lembranças de Maceió).

Dica número 1: deixe a câmera preparada, a paisagem é de serra e de lascar de tão bonita. Dica número 2: se você estiver sozinho ou com um acompanhante, peça para ir sentado no banco da frente, junto ao motorista, assim você consegue tirar mais fotos e apreciar muito melhor a paisagem.

Eu não sei dizer quanto tempo levou até a nossa primeira parada porque o Ronaldo é uma metralhadora de palavras. Ele conta uma coisa e outra e tal e quandéfé, chegou. Eu chuto que levou umas duas horas pra gente chegar no Vinhedo Strapazzon, cujo passeio custa R$ 7. O lugar é a propriedade particular de uma típica família italiana. Quem nos recebe é uma integrante da família, que nos apresenta o lugar, um pouco da sua história e nos convida para uma degustação deliciosa.

Achava eu que vinho não era exatamente a minha praia, mas olha, eu gostei de tudo que provei, tirando o vinho seco e a tal graspa, que é a pinga de uva. A minha sorte(!) é que eles não aceitam cartão, pois eu certamente teria falido ali mesmo, na primeira parada. Comprei um corta-gotas por R$ 5, um ímã e um barrilzinho de Bento Gonçalves (R$ 17), um licor que é uma delícia (e nada doce!) (R$ 22), um salame (R$ 14) e uma figada com nozes que me arrependi de ter trazido só uma (custou R$ 12).

Detalhes do Vinhedo Strapazzon

A próxima parada foi na fábrica da Miolo. O passeio custa R$ 15 e você reverte 50% do valor em produtos da casa. O enólogo nos apresenta o lugar, os tonéis de carvalho onde os vinhos ficavam antigamente, o espaço onde os vinhos envelhecem e ao final da visita rola uma aula de como tomar vinho, com degustação de 3 exemplares da casa. Eu gostei MUITO dessa parte. Verdade seja dita: eu nunca fui propriamente apresentada a um vinho até então. E putz, eu bem gosto dessa porcaria. :P

Tonéis de carvalho na Miolo - esse lugar tinha um cheiro delicioso!
Na van, o Ronaldo tinha avisado que a gente podia levar até 6 vinhos na bagagem de mão no avião (máximo de 5lt) ou pedir por fitas de FRÁGIL pra colocar na mala na hora de despachar a bagagem. Deixa eu falar: povo da Gol não quis me dar a tal da fita e disse que se eu despachasse os vinhos na mala era minha responsabilidade se eles quebrassem. Sério, Gol, morra. Tive que arrancar a caixa de vinhos da mala e ficar carregando essa bosta até chegar em casa. Foi apenas o inferno. Minha dica: compre vinho suficiente pra compensar ser despachado via transportadora da Miolo de graça ou peça por muito plástico bolha pra encaixar isso na sua mala sem sofrer. No meu caso eles só fecharam numa caixa, separando as garrafas por uma fina camada de papelão. #fail

Entrada da Miolo à esq. e cantinho onde os vinhos envelhecem à dir.

O que eu comprei: duas garrafas Sunny Days de vinho tinto, duas garrafas Sunny Days de vinho branco e 2 garrafas de Terranova Moscatel. Os dois primeiros tipos tratam-se de um frisante, mas deixa eu explicar uma coisa antes. Tô acostumada a comprar Lambrusco como frisante, porém, contudo, todavia, se você não tomar a garrafa toda de uma vez, o gás vai embora e você tem que jogar o xarope fora, porque fica horrível. Eu abri o Sunny Days numa quinta-feira e fiquei tomando o danado até sábado à noite e tava com gás como se eu tivesse acabado de abrir. Choquei. Quanto custa? R$ 15 a garrafa. Pois é. QUINZE REAIS a garrafa. Sério, Lambrusco, vá pro inferno. No site se você comprar a caixa com 12 ainda sai 13 e uns quebrados.

Centro de Bento Gonçalves, com a igreja em forma de pipa e um bonsai gigante

Quanto ao Moscatel, gente, pura paixão. É um espumante branco, um docinho no fundo que não dá aquele gosto de ressaca natural de vinho. Leve, refrescante, perigoso. Você vai tomando, tomando e aí o mundo gira. rs. Custou R$ 22 a garrafa, mas no site sai por R$ 25. Ainda assim, vale a pena. Verdade é que eu não achei que fosse gostar de nenhum vinho pra querer levar, mas me arrependi de ter feito a quebrada e não comprado mais. Comprar in loco sai mais barato obviamente, mas a loja virtual quebra um galho. Boas compras (Alô, Miolo, pode mandar uma caixa aqui pra casa pelo jabá. beijos)!

Depois de tanto vinho pra dentro (não sei como não fiquei bêbada!), fomos almoçar em Bento Gonçalves. O guia te dá umas escolhas, que incluem - até onde eu me lembro - churrasco gaúcho, galeto e quilo. A quebrada aqui comeu no quilo e achei a comida honesta, com preço camarada. Um almoço completo saiu por menos de R$ 15. De barriga cheia fomos pra Carlos Barbosa.

Monumento aos imigrantes no centro de Bento Gonçalves
Conhecemos o showroom da Tramontina e não morri por nada, gente. Mas também fica lá a linha de exportação, incrivelmente linda e incrivelmente cara. Não tá pra mim. Só comprei um kit de alimentar bebê pra minha amiga grávida e foi isso (Alô, Nay, contei o presente!). Logo em frente fica a Fetina de Formaio, uma queijaria de uma portinha só, porém muito convidativa. O seo Álvaro faz praticamente uma performance durante a degustação de queijos e eu me diverti muito com o jeitão italianão dele.

Vocês precisam entender que eu não tenho assim o paladar mais apurado do universo, então vocês vão me perdoar (e o seu Álvaro também!) ao dizer que o queijo deles não têm pra mim nenhum gosto extraordinário, nada que eu já não tenha provado nos queijos invocados do supermercado. Mas eu acho que vale a pena vocês irem lá pra degustar e tirar suas próprias conclusões.

Eu comprei 3 tipos de queijo (azeitona e tomate seco; tipo fontina e tipo grana), que me custou entre R$ 17 e R$ 23 cada. O que vale a pena: o salame de javali. Putz, o melhor que já comi na vida. Custa em média R$ 20 cada. Outra coisa que valeu a pena: O preparado de Chocolate Cremoso da Ferronato. Gents do céu! Valeu cada centavo dos R$ 15 o pacote com 200g. É super cremoso, delicioso e nada doce. Tem MUITO cacau. Procurei pra comprar online mas ainda não achei. Quem me ajuda?

O tal preparado pra chocolate quente delicioso!

Em seguida rolou o passeio da maria-fumaça pra galera enquanto o Ronaldo me levou pra conhecer o centro de Bento Gonçalves (ele sugeriu me levar pra outro vinhedo, mas fiquei com medo de falir - quem nunca?), paramos na praça principal, tirei umas fotos, conheci a igreja, o portal da cidade e tal. Foi tranquilo. A volta pra Gramado/Canela foi joia. Vou ficar com saudade do casal que conheci e que tá fazendo uma roadtrip pelo sul/América do Sul. Eles são incríveis.


Enfim, já em Canela, combinei de comer um fondue com a Barbara, a amiga que fiz via Couchsurfing, e que nos conseguiu um deal maravilhoso de rodízio por R$ 37 no Tucano. O preço maravilhoso é porque ela mora em Canela. Agradeço pela graça alcançada, ó grande Couchsurfing, amém. Olha, o fondue é o melhor que já provei. Simples assim. Enquanto isso, em Gramado, nenhum fondue sai por menos de R$ 70. Sério. Se você for pra Gramado, cogite se hospedar em Canela. Apenas muito mais barato com tanta qualidade quanto. ;)


Para continuar lendo:

Dia 1 - Canela (15/4/14 - terça-feira)

Dia 2 - Gramado (16/4/14 - quarta-feira)

Dia 4 - Parque do Caracol (Canela) (18/4/14 - sexta-feira)

Dia 5 - Le Jardin (Gramado) - Porto Alegre (19/4/14 - sábado)

Dias 6 e 7 - Brique da Redenção (POA) e Torres (20 e 21/4/14 - domingo e segunda-feira)

4 comentários:

  1. Oba! Léo adora presente! ;)
    Essas degustações de vinho me lembram a Itália. Mais 5 dias e eu virava alcoólatra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super fofo!! <3
      E eu tô me segurando muito pra não tomar vinho todo dia aqui em casa. hahahaha

      Excluir
  2. Ah, esqueci de dizer: cê tá tãaaao linda! :D

    ResponderExcluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...