Páginas

19 setembro 2014

Primeiras impressões



Esta não é minha primeira vez em Londres, mas algumas coisas podem ter passado batido na minha última visita. Desta vez estou me policiando para anotar as coisas que vejo, assim não esqueço tão facilmente. A primeira delas, claro, tinha que ser em relação à ~frieza~ dos ingleses. Sempre achei isso uma balela, mas acabei vivendo uma situação que explica bem porque não concordo com nada disso.

Comprei minha saladinha no Prêt-a-Manger e não tinha lugar pra sentar. Pedi pra sentar na mesa onde estava uma senhora, que muito educadamente consentiu. Como ela puxou papo? Sim, falando do lindo dia ensolarado que estávamos vivenciando (sim, ingleses só sabem puxar papo falando do tempo). Conversa vai, conversa vem, ela me contou de alguns lugares que já tinha conhecido (alguns na América do Sul) e perguntou o que eu estava fazendo. Ao saber que estava à procura de um quarto para alugar, ela pensou um pouco, lembrou de uma amiga, pediu meu telefone e anotou o dela em um papel.

Disse que falaria com a amiga pra ver se ela ainda tinha um quarto disponível e deixou bem claro que ME ligaria à noite se houvesse resposta afirmativa. Nada de "me liga, vamos marcar um café". Nada de "me liga se precisar de alguma coisa". Pra brasileiro, isso é um tapa na cara. Pra mim, é ótimo. Gosto desse negócio de conhecer alguém, aproveitar aquele momento e fim. Essa coisa de cultivar amizade dá muito trabalho. Vivamos o momento e chega dessa necessidade de colecionar amigos no Facebook e Whatsapp. (by the way, não, ela não me ligou)


Um dia de sol em Londres

Mais tarde, depois de sair da 5ª visita inútil na campanha "Minha casa, minha vida - UK Version", sento na calçada pra conferir o endereço da próxima visita. Um garotinho perto dos seus 6 anos passa por mim, olha e volta, me dando um belo de um "hi, how are you?". Minha vontade: esmagá-lo num abraço fofucho. Minha reação: "hiiii! fine, and you?". FINE! BYE! Porque é assim que crianças são. E vocês aí, falando que ingleses são frios e nada amáveis. Shame on you.

Outra coisa que sempre fico devendo são fotos dos diferentes estilos londrinos. Queria eu poder tirar uma foto de cada cabelo foda que vejo por aqui. As negras arrebentam nesse negócio de ser original. Putz, como elas são lindas e estilosas! Mas como elas são (também) meio bravas, acho melhor não me arriscar a tirar uma foto sem permissão e levar uns tabefes. 


Galera lagarteando no jardim da Westminster Abbey

Aqui também tem muitos, muuuuuuuuitos muçulmanos (o bairro que moro agora, em Leyton, é um deles), chega a ser impressionante. Por todo lugar que você passa tem comida halal (contrário de haram - alô, galera que assistiu a Jade na Globo!), que nada mais é que uma comida sem indícios de carne de porco (comê-la é pecado para os muçulmanos - mas gente, como é que comer bacon pode ser pecado????). Inclusive, tive que comprar panelas e louças pra poder cozinhar na casa que aluguei, que é de uma família paquistanesa muçulmana. Sim, eu preferiria morar na casa de uma típica família inglesa, mas hoje em dia ISSO é uma família tipicamente inglesa. Engraçado, né?

Outra coisa engraçada também é que como a mistura de culturas aqui em Londres é gigantesca, eu nunca sei se meu inglês é que está muito ruim ou se eles apenas estão falando outra língua mesmo. Sim, acontece todo dia. Seja no metrô, no ônibus, ou na rua mesmo, o que mais se ouve é o NÃO-inglês. Olha, já tentei decifrar algumas coisas, mas só reconheço as línguas latinas, sendo que o que mais ouço vêm do leste europeu, logo...

2 comentários:

  1. Acho que eu seria uma ótima britânica rs. Realmente, pra que querer ser íntimo de todas as pessoas que se conhece? Desnecessário; trabalhoso. --'
    Adoro seu blog. Sempre me divirto :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati!
      Fico feliz demais em saber que curte os posts do blog!
      Esse negócio de ser BFF desde o primeiro encontro também me incomoda um pouco, sabe? Tá na hora de vir pra Inglaterra pra testar seu lado britânico, ué! Vai que você curte?
      Beijos!

      Excluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...