Páginas

30 outubro 2013

Encontrando o curso perfeito


Querer fazer uma pós-graduação no Reino Unido exige um bocado de coragem. Largar família, amigos e às vezes até um emprego para se aventurar no mundo acadêmico mais uma vez, e ainda por cima em um país diferente, não é para qualquer um. Mas se você está convencido de que isso é o melhor para você, vamos em frente. Pois é, também estou nessa luta.

No meu caso, estudar em Londres é primordial. Às vezes brinco que estudar é só uma desculpa para voltar para a cidade que tomou conta do meu coração (que pieeeeeegas, estou apaixonada!). Com um objetivo claro, fica mais fácil afunilar as opções que, como vocês podem imaginar, são infinitas. Encontrar um curso que tenha tudo a ver com você e que vá acrescentar ao seu currículo é uma tarefa que demanda tempo e dedicação.

Encontrei por aí alguns buscadores de cursos no Reino Unido. Usei todos eles e encontrei praticamente os mesmo cursos, mas sempre acho que vale a pena usar todas as ferramentas possíveis, afinal é algo que você vai fazer por pelo menos um ano.


O Prospects foi o primeiro buscador que usei e achei bem simples, pois você marca os assuntos que lhe interessam, em seguida o local onde deseja estudar e ainda se a sua disposição é pelo curso full-time, part-time etc. Depois dessa primeira seleção, aparece uma segunda tela com o resultado e mais opções de refinamento de busca do lado esquerda da página. Seja feliz lendo os programas de estudo e sonhando com o conhecimento vindouro.

No site do British Council no Brasil também é possível fazer buscas por cursos. Ao clicar no link você vai encontrar um buscador no topo da página escrito "Encontre seu curso". No meu caso, é pós-graduação. No segundo campo, você deve digitar em inglês o assunto que deseja estudar. Você deve digitar algumas letras e selecionar uma das opções disponíveis. No meu caso, Social Studies and Media. Clique em buscar e comece a refinar a pesquisa.

O Find a Masters pode ser mais fácil. Ou mais difícil. rs É que ele já faz a busca refinando bastante, então se você está aberto a mais de um objeto de estudo, provavelmente terá de fazer mais de uma busca. O que é legal é que ele traz os resultados agrupados por universidade. Isso quer dizer que se você já tem uma instituição em mente, fica mais fácil descobrir o que ela oferece na área em que você procura.

Num próximo post vou tentar explicar a diferença entre os tipos de pós-graduação no Reino Unido e a que cursos eles equivalem aqui no Brasil. Por enquanto você pode ver aqui sobre os preparativos para se estudar na terra da Rainha. E se quiser acompanhar todos os posts sobre a minha saga para voltar a Londres, basta clicar na tag Estudando no UK. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...